Top 10 de melhores estréias - só vale diretores que começaram fazendo filme de horror, ok?
Vocês vão sentir falta de muitos nomes na lista - vários diretores famosos por seus filmes de horror começaram dirigindo filmes de outros gêneros (Mario Bava, John Carpenter, M. Night Shyamalan, Terence Fisher, Tod Browning, etc etc).
Considerei aqui o impacto que os filmes tiveram na história do cine de horror. Todos eles são obras-primas, de um jeito ou de outro. Por outro lado, alguns dos cineastas citados tiveram carreiras irregulares ou inexistentes, e seus nomes podem parecer deslocados num primeiro momento.
Bem, vamos ao décimo colocado.
(Derek Taylor Shayne faz uma introdução. Não faço a menor idéia de quem ele seja.)
#10 TARGETS - Peter Bogdanovich (1968)
Lançado no Brasil como NA MIRA DA MORTE, o primeiro filme de Bogdanovich é um tributo ao grande Boris Karloff. É também um filme perturbador no perfil que ele constrói de um sociopata, um "monstro moderno". Escrevi sobre ele no antigo site do Projeto 365:
"É impressionante que Na Mira da Morte tenha sido realizado por um diretor declaradamente pouco interessado em filmes de horror. Não é só o respeito por um ícone do gênero que transparece em cada plano do filme, mas verdadeira devoção. Karloff encarna seu último papel com muito mais que sua elegância costumeira: há momentos, como aquele em que Karloff narra sua 'história de terror', onde o mito cede passagem a um ser atormentado em face da proximidade da morte e do medo do esquecimento. Trata-se, sem dúvida alguma, de uma das mais memoráveis caracterizações de Karloff, na linhagem direta dos monstros frágeis e carismáticos que ele interpretou para a Universal."
O #9 é de um cara que começou fazendo um outro clássico de baixo orçamento anos depois de Bogdanovich, e agora é diretor dos filmes mais caros do mundo. Em breve.